Como Urbit pode ser útil em Mumbai

Hoje vamos analisar que, como Mumbai, antiga Bombaim, é uma das maiores e mais populosas cidades do mundo e serve como a capital do estado indiano de Maharashtra, pode acabar sendo um dos palcos da Urbit. Mumbai, o centro financeiro, comercial e de lazer da Índia, tem uma atmosfera agitada e enérgica que tem ajudado no rápido crescimento da infra-estrutura de internet do país.

O uso da internet em Mumbai

Para entender como a Urbit pode ser útil em Mumbai, primeiro nossa visão precisa se focar na situação da internet no país.

internet na india

Mumbai tem excelente acessibilidade à internet, e uma porcentagem considerável de seus residentes tem acesso à internet. A cidade possui uma forte rede de linhas de fibra ótica, um grande número de torres móveis e outras facilidades de comunicação que permitem o contato constante. Os principais provedores de telecomunicações como Airtel, Vodafone-Idea, Jio e BSNL fornecem serviços na cidade e têm uma variedade de opções para atender às diferentes exigências dos clientes. Isso é importante por que Urbit depende de uma conexão peer-to-peer.

Provedores de serviços de Internet (ISPs): Mumbai é o lar de um grande número de ISPs que fornecem uma gama de serviços de Internet celular e de banda larga. ACT Fibernet, Tata Sky Broadband, Hathway, e Airtel são alguns dos principais ISPs da cidade. Para atender às necessidades exclusivas de vários clientes, estas empresas fornecem uma variedade de pacotes com diferentes velocidades e alocações de dados. O sucesso dessas empresas mostra o interesse da população em se manter conectada.

Velocidade: Mumbai tem alguns dos links de internet mais rápidos do país, com taxas típicas de download e upload de 20 a 100 Mbps e, em alguns lugares, até mesmo linhas gigabit. Mumbai é agora um local desejável para empresas de tecnologia e start-ups, assim como um centro para aqueles que produzem e recebem material digital. Para um protocolo como Urbit que precisa trocar informações entre dispositivos o tempo todo, isso é excelente notícia.

Wi-Fi público: Mumbai tem feito progressos consideráveis ao permitir que seus residentes utilizem a rede pública Wi-Fi. A administração da cidade fez parcerias com várias empresas de telecomunicações para instalar redes Wi-Fi em espaços públicos importantes como terminais de trem, paradas de trânsito, parques e destinos turísticos. Estes programas procuram fechar a lacuna digital e garantir que todos na comunidade tenham acesso à internet.

conexões

Cibercafés: Apesar do fato de que o uso dos cybercafés diminuiu devido ao aumento dos celulares e outros dispositivos móveis, eles ainda estão presentes em Mumbai. Estas empresas se deslocam para aqueles sem acesso a dispositivos pessoais ou conexões residenciais à internet, fornecendo acesso à internet a preços por hora.

Alfabetização digital: Mais pessoas estão aprendendo as habilidades necessárias para administrar o mundo digital como resultado da expansão do uso da internet em Mumbai. Ao fornecer instrução e ferramentas para ajudar as pessoas a desenvolver habilidades digitais cruciais, escolas educacionais e organizações sem fins lucrativos contribuíram significativamente para a promoção da alfabetização digital. Como Urbit é complexo, uma compreensão prévia sobre como o mundo digital funciona é importante.

A maneira como as pessoas vivem, trabalham e interagem em Mumbai mudou como resultado da internet. Ela tem alimentado a expansão da cidade em várias indústrias, incluindo bancos, entretenimento, educação e saúde, e tem melhorado significativamente a qualidade de vida de muitos locais.

Formas de entrar na Urbit

Apesar de ser possível entrar na Urbit de graça, o mais recomendado é ter um planeta. Ao obter um planeta, o usuário automaticamente obtém um ID, como o planet ID Urbit Guide, por exemplo.

urbit planets

O Urbit Planet ID serve como um marcador distintivo para um servidor individual dentro da rede Urbit. Urbit é uma plataforma de computação descentralizada que tenta estabelecer uma nova forma de internet, construída sobre uma pilha de software que é livre de qualquer código pré-existente. A rede é composta por vários espaços de endereços, onde os planetas são o tipo predominante destinado a usuários singulares.

O espaço de endereços Urbit é um ativo criptográfico que possui um identificador distinto, comumente chamado de “nome”. O ID Planeta é um identificador numérico de 32 bits que é comumente denotado por um nome pseudônimo pronunciável de duas sílabas, tal como ~lodleb-ritrul ou ~marzod. Posteriormente, a denominação é sucedida por um hífen e uma concisa “dupla silábica” de quatro letras que é fácil de lembrar (por exemplo, ~lodleb-ritrul, onde ‘lodleb’ denota o nome, e ‘ritrul’ representa a dupla silábica). Os pares de sílabas são produzidos utilizando a ortografia fonêmica inglesa, tornando-os assim convenientes para divulgação e recolhimento.

Os códigos de identificação da órbita exibem uma estrutura hierárquica, onde os espaços de endereço primário são Galáxias, Estrelas e Planetas. As galáxias são designadas como endereços de 8 bits e funcionam como o mais alto nível de nós de infra-estrutura dentro da rede. As estrelas são comumente utilizadas como fornecedores de serviços para Planetas e são representadas por endereços de 16 bits. Os planetas são designados como espaços de usuário final, cada um com um endereço único de 32 bits. Cada Planet ID corresponde a um servidor pessoal que tem a capacidade de hospedar uma gama diversificada de aplicações e serviços para seu respectivo proprietário.

Por que Mumbai pode ser um berço para a Urbit?

O rápido crescimento, com muitas startups e empresas de tecnologia estabelecidas em Mumbai pode ajudar a criar um ambiente favorável para o desenvolvimento e adoção de novas tecnologias, como a Urbit. Mumbai também tem uma grande população jovem e educada, muitos dos quais estão interessados em tecnologia e inovação. Essa população pode se interessar pela Urbit e contribuir para o crescimento e desenvolvimento da plataforma.

Mas o fator mais importante é que a Índia tem enfrentado desafios em relação à privacidade e segurança de dados, o que torna as soluções descentralizadas como a Urbit especialmente atraentes. A plataforma Urbit oferece uma alternativa à infraestrutura centralizada da internet atual, o que pode atrair usuários e desenvolvedores em Mumbai. A cultura empreendedora robusta da cidade (um centro financeiro e de negócios na Índia) pode incentivar a adoção e o investimento em projetos inovadores como a Urbit.

Comments are closed.